Ponto de encontro da turma da noite de antropologia, do ISCTE, 2001-2005
Terça-feira, 9 de Agosto de 2005
ETNOGRAFIA - GENTE PURA E SIMPLES
Olá a todos os Marcianos, aos que estão de férias e aos resistentes que ainda por cá andam, obrigada Zé Paulo, não consegui logo à primeira mas...agora parece que com as tuas instruções vai...queria partilhar com vocês um link e dar-vos a conhecer um blog que recebi de uma lista de conversa de que faço parte, e me pediram para passar, não custa nada, não é amigos?
Entretanto, ontem e espanto dos espantos, vi que a nossa popularidade está já muito mais há frente, Ah pois é, coleguinhas, não é que me sento a descansar e a ver o humor "sempre" presente do GATO FEDORENTO, e começam logo no primeiro sctech, por falar de Etnografia??? O que é a Etnografia????O que faz o Etnógrafo???? Resultado, absolutamente esmagador, São as pessoas que Estudam''''''' os hábitos os costumes e as tradições da gente pura e simples do campo'''''''''''''''''''''''caí do sofá. Viro para a SIC e em PLENA NOVELA DE HORÁRIO NOBRE aparece um senhor, que diz a uma menina da minha idade, atenção...: o meu pai era Antropólogo, por isso já vaijei por quase todos os cantos do mundo( A Marte é que ele não foi, bem entendido!!!!o convencido, senão nós tinhamos-o encontrado) e a menina espantada e inocente até à medula , pergunta com uma vozinha doce: -O que é um Antropólogo??????? Aqui seguiu-se mais uma explicação daquelas que de tão simples nunca nos ensinaram, queriam era matar-nos a cabeça, porque será????????????Segunda queda do sofá, desisto de ver TV, agora só o Canal Panda, e vamos lá a ver, mas decididamente ontem era o nosso dia meus amigos, já estamos em todo o lado, AH se estamos, esta popularidade este sucesso sempre a subir, fantástico , não acham????? Até já chegámos a Marte(és um maroto Zé Paulo). Ainda por cima o livro Oliver Sacks é demasiado técnico para mim e só consegui ler "parte " dos capitulos, e isto vale também para o último, onde ele faz a comparação entre o desajuste que o autista tem com a realidade e nós neoAntropólogos
Muitos beijinhos e saudades para todos e um grande xi-coração força, quero ler as vossas noticias. Curtam muito esta vitória (de apenas 4 aninhos, não esperámos tanto como os clubes de futebol pelos quias torcemos que nem loucos) pois não amigos, até foi bom, de repente tenho a sensação que passou depressa e tenho muitas saudades vossas.
Então e os nossos carissimos professores quando é que nos dão o prazer de aparecer por aqui???...Isabel Gradil.

O link de que falei no inicio é o seguinte <http://opuscorpus.incubadora.fapesp.br>
http://opuscorpus.incubadora.fapesp.br.

o Blog e o texto que o acompanha está ...já a seguir, eu sei que me alonguei, mas isto de escrever num blog, is the first time, emocionou-me'''OH OH


Caros amigos:

Por gostar de arquitectura e de fotografar, e por estar estar
de férias, fui recentemente em Espanha vítima de uma inacreditável
situação de violação dos Direitos Humanos e de abuso do poder. Segundo
a opinião dos meus advogados e de muitas outras pessoas fui vítima de
um "equívoco da Polícia Espanhola" que me prendeu na rua, algemou e
agrediu violentamente, sem que tivesse direito a qualquer dos
mecanismos que a lei determina para estas situações (leitura de
direitos, presença de um advogado, permissão de um telefonema,
protecção à integridade física, etc).

Achei que era um dever meu denunciar esta situação, para que
não se repita ou acabe ainda pior (veja-se o caso do brasileiro
abatido no metro de Londres). Tentei, com a ajuda de um deputado amigo
levar este caso aos media, sempre sem sucesso porque ao que parece
quando chegava à direcção editorial era posto 'na gaveta' «por se
tratar de um assunto delicado»...

Escrevi para várias organizações de defesa dos direitos humanos, e
nada.

Contactei pessoalmente o director da "Cais" na inauguração da
exposição do seu 3º Concurso de fotografia, onde tenho duas fotos.
Interessou-se, mas até ao momento nada...

Já em "desespero de causa" e porque ainda sinto a humilhação e
a brutalidade de que fui vítima, criei um Blog com o relato ilustrado
de todos os factos sucedidos.

É precisamente por isso que vos peço ajuda, na divulgação desse
Blog (através, por exº, da vossa mailing list), porque tanto quanto me
informaram, o blog só entra nos motores de busca após um elevado
número de acessos. Espero ainda que o conteúdo desse blog sirva de
aviso a quem pretende fazer férias "fotográficas" em Espanha e tenha
um ar 'estrangeirado'…

Peço-vos que abram o blog para perceberem a gravidade da minha
Kafkiana experiência e da urgência em a denunciar/divulgar.

O endereço do Blog "Denúncia" é o seguinte:
http://pontevedra.blogspot.com/

Pelo meu lado, já constitui um advogado em Espanha e levarei o
caso até às últimas instâncias legais, o que como sabem será um
processo longo e desgastante.

Um abraço,

Gonçalo Afonso Dias


publicado por antmarte às 21:38
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Anónimo a 10 de Agosto de 2005 às 12:24
Ora aí está mais uma "Antropóloga de Marte", que, superadas algumas dificuldades técnicas, se junta à nossa companhia "cheia de ganas"! Pois seja bem vinda "a bordo desta viagem para nenhures"!...Zé Paulo
</a>
(mailto:ilus@clix.pt)


Comentar post