Ponto de encontro da turma da noite de antropologia, do ISCTE, 2001-2005
Terça-feira, 7 de Fevereiro de 2006
2 - A Nossa Civilização Judaica/cristã (Ocidental) - Cap. II de X Cap.
É do senso comum que a cultura ocidental, é produto milenar das civilizações grega e judaico-cristã. Não é possível analisar, discutir a cultura ocidental, a civilização judaico-cristã sem falar dos povos da bacia o Mediterrânica, fonte da chamada civilização judaico-cristã. Com estes povos nasceram as três religiões monoteístas que dominaram no ocidente, antes e durante o século XX e se mantêm no início do século XXI: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. (leia-se fundamentalismo)

Alerto desde já que não pretendo de momento deixar em aberto a porta a uma discussão sobre o alcance destes conceitos: cultura e civilização. A utilização dos termos cultura (s) e civilização (s) tem demasiadas interpretações legitimas desde as etimológicas às conceptuais e, de momento, este não é o tempo para essa contenda.

Pertence ao senso comum (de novo o senso comum, que me desculpem os mais fundamentalistas) e, na tradição da cultura ocidental, judaico-cristã, é comum a afirmação de que nós, os ocidentais, nomeadamente os povos peninsulares, vivemos uma cultura cristã, ou, mais precisamente, uma cultura judaico-cristã.
Efectivamente, o cristianismo sempre foi sentido e tido como uma continuação do judaísmo. Esse não é o ponto de vista de todos os que praticam a religião judaica, (os mais ortodoxos) mas é o ponto de vista de todos os que praticam a religião cristã, qualquer que seja a denominação que tenha tomado, após a fragmentação ocorrida no século XVI. A Europa era abalada por uma série de movimentos pretensamente religiosos que contestavam abertamente os dogmas da igreja católica ou, dito de outra forma, mais actual, como a politica e a luta de classes emergiu mitigada de uma forma religiosa. Desde o protestantismo, à ortodoxia grego, todas religiões com base na bíblia (o Velho Testamento) estão inseridas no mesmo processo cultural e civilizacional. (Ocidental)
Por isso podemos afirmar que a civilização ocidental nomeadamente para os povos peninsulares não é apenas a cultura judaico-cristã, que prevalece mas sim uma civilização fundamentalmente greco-judaico-cristã, à qual os latinos incrementaram a organização política e o direito romano. Não esqueçamos a influência islâmica que foi marcante na península Ibérica. A enorme miscelânea árabe-andaluza que povoou a Península Ibérica, salvo erro no século VI, sem a qual não teríamos, com toda a certeza, a cultura brasileira dos sertões. Exemplo disso que permanece ate hoje quase todas as palavras iniciadas por “al” são de inegável proveniência árabe. A cultura árabe constitui também, em suma, um dos substratos importantes da Cultura e Língua portuguesa, desde 571, data do início da conquista árabe da Península Ibérica. Invariavelmente a tendência para a miscelanea que nós assumimos como paradigma. JF

Próximo capitulo
3 - A civilização islâmica (oriente médio)


publicado por antmarte às 17:32
link do post | favorito

De Alan Kevedo a 30 de Setembro de 2012 às 18:57
Impressiona-me, negativamente, ao deparar-me com televisivos preletores religiosos; sem o minimo respeito ao vernaculo ( nao fazemos questao de acentos graficos) ignorando a colocacao pronominal, a concordancia e regencia necessarias, por amor aa clareza, e por motivos tais, exigencias na variante padrao do nosso idioma, emitindo, pasmem! exegeses puramente pessoais e de quebra reafirmando que somos uma exemplar civilizacao greco-judaico-romana. Ai, ja eh demais.
E as ENXERTIAS biblicas! E as imposicoes politicas dos imperadores romanos Flavius Valerius Constantinus e Justiniano? Ou voces creem que Jesus fundaria uma religiao, ou convidaria um ladrao ou um senador corrupto, para o Paraiso?
Nao eh aa toa, que Millor Fernandes, Stanislwa Ponte Preta e Chico Anysio nao aguentaram viver mais no Brasil.


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



mais sobre mim
pesquisar
 
Julho 2006
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
21
22

23
24
26
27
28
29

30
31


posts recentes

Fora de órbita

Pensar o mundo ou transfo...

Não só uns chutos na bola

Da (falta de) educação

“Destak”

“Ou há justiça ou comem t...

Do Mundial ou 2ª época de...

Um livro, um amigo

Rectificação

Dia Mundial da Criança

arquivos

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

links
blogs SAPO
subscrever feeds